segunda-feira, maio 21, 2007

Na terra da rainha

Estou apenas começando a conhecer Londres, mas já notei algumas coisas que posso comentar. O Affonso, um amigo que mora na cidade há alguns anos, me contou que depois dos atentados o governo decidiu tirar várias lixeiras da rua, provavelmente para evitar que alguém ponha uma bomba lá dentro. Agora, é preciso andar com o lixo na bolsa ou carregá-lo na mão até a lixeira mais próxima, que nem sempre é tão próxima. Mas não é só na rua que isso acontece. Fui no McDonald's da Liverpool Street hoje e lá não tem nenhuma lixeira na lanchonete inteira. Tem até um aviso colado nas paredes pedindo aos clientes que entreguem o lixo para algum funcionário do Mc. O motivo: a segurança da população. ¡Qué fuerte!, como diriam os espanhóis.

Outra coisa que pude comprovar é que chove muito aqui, como todo mundo diz. Estou aqui há duas semanas e só peguei 3 dias de sol.

segunda-feira, maio 07, 2007

Banho de mar

Muita gente já me disse que o Mar Mediterrâneo é quente, que é até estranho entrar na água, porque ela é morna demais. Ahã. Neste domingo acordei umas 11h da manhã. Estava muito sol e fazia um calor razoável. Com clima tão agradável fui até Castelldefels, uma praia que fica a 20 minutos de Barcelona (indo de trem) e onde dizem que mora o Ronaldinho Gaúcho. Fui até lá porque falam que a praia é mais limpa que em Barcelona, mais bonita, etc. Bom, na verdade, confesso aqui, fui pensando em ver o Ronaldinho fazer umas embaixadinhas na praia, mas não rolou. Ele não apareceu. De qualquer forma, a praia merece a viagem. Não digo que é maravilhosa, mas é bonita sim e mais limpa que as de Barcelona (pelo menos aparenta ser). Cheguei, estendi minha toalha e fiquei lagarteando um pouco. Depois de uma hora, mais ou menos, comecei a suar. Estava mesmo bem quente e decidi entrar no "morno" Mar Mediterrâneo, onde, até então, só tinha molhado os dedinhos da mão. Pois é, agora molhei os dedinhos dos pés também. E só. A canela no máximo. A água estava muito gelada, não sei como as pessoas entravam naquele mar com tanta facilidade. Voltei pra minha toalha e continuei tomando sol até as nuvens fazerem sombra, no meio da tarde. Quem sabe um dia ainda consigo mergulhar dos pés à cabeça no Mediterrâneo.

sábado, maio 05, 2007

Spiderman 3

Eu fui ver, logo na estréia aqui, mas me decepcionei. Não chega aos pés do 1 e do 2. Não vou contar detalhes, porque acho que muita gente não viu, só tenho a dizer que a trama não prende, cansa!

quinta-feira, maio 03, 2007

Muito flamenco em Barcelona

Antes de vir para cá, eu pensava que flamenco, paella e tourada eram coisas típicas de toda a Espanha, mas não é bem assim. Aliás, não é nada assim. É possível encontrar as três coisas em todo o país, mas aqui na Catalunha, onde fica Barcelona, a cultura é diferente. Até é possível comer paella, mas em restaurantes específicos, muitos deles turísticos, porque na casa de uma família típica catalã não te servirão paella. As touradas são um espetáculo quase em extinção aqui e muitos catalães não curtem a tradição. E o flamenco, bom, até existem algumas poucas casas de show dedicadas ao estilo, mas não pense que aqui se ouve flamenco na rua, como acontece no sul da Espanha. Dito isto, está acontecendo uma feira aqui em Barcelona, a Feria de Abril, que mostra a cultura sevillana (de Sevilla, que fica no sul da Espanha). Eu fui e vi muuuito flamenco, desde apresentações bem legais até velhinhas super amadoras dançando com seus vestidos típicos. A feira está montada no Parque do Fórum, um espaço enorme na beira da praia. Ali, há várias barracas, uma de cada região da Andaluzia (lugar típico do flamenco), e todas com flamenco no último volume, seja no aparelho de som ou com uma banda tocando ao vivo. Até então, nunca tinha visto ninguém usando um vestido de flamenco aqui em Barcelona e ali perto da feira já comecei a ver um monte de mulheres com castanholas, flores no cabelo e vestidos longos e rodados. Foi divertido. Pena que não sei mais arranhar uns passos de flamenco... esqueci tudo. Promessa da volta a São Paulo: retomar as aulas com a Carol!